Myra

Myra

Author: Maria Velho da Costa, Ilda David

Format: Paperback

Pages: 221

ISBN: 9789723713695

Language: Portuguese

Publisher: Assírio & Alvim

Release Date: October 01, 2008

Description du Livre

Esqueçam os rodriguinhos, as palavras doces, adjectivos, advérbios e quejando floreado rebarbativo e redundante mais próprio para encher chouriço pretensamente literato. Não, a literatura não se alimenta disso e Maria Velho da Costa tem mais o que fazer (e escrever) do que perder tempo a debitar palavreado; certeira e assertiva, ela vai directo ao osso das palavras, ao coração das trevas do mundo que retrata à sua volta. Aqui, no respigar da babugem vem à tona dos dias andados pelas suas personagens, cada frase tem o seu peso certo, o seu sentido, cada palavra assume a medida exacta (o neologismo «poderófilos» é brilhante naquilo que encerra de crivo crítico), cada página é um assombro de bem escrever, reservando-se ainda lugar para uma série de pequenas homenagens da autora a alguns clássicos da literatura.

O tempo deste romance, como já se adivinha, é o presente. O seu ritmo, o de um mergulho voraz nas trevas da crueldade. À laia de road-book (podendo também dar um excelente road-movie), esta é a triste história de uma jovem emigrante do Leste, como que do nada (náufraga?) surgida nas areias da portuguesa Caparica. Myra é um ser sem destino (ou com o destino traçado em cruz), vagueando pelos dias rumo ao sul – como uma criança perdida, e que sem saber porquê caminha em direcção ao Sol, também esta personagem (no fundo uma criança, uma adolescente) avança para a luz que, sempre ouviu dizer, espera os viajantes a Sul. Só que Portugal, o Sul que percorre e procura, está longe de ser um lugar ao Sol, longe de ser o Sul ansiado.

No seu percurso, que mais se assemelha a um calvário, Myra faz-se acompanhar por um cão. Não um cão qualquer, mas um cão de combate, um cão de matar, treinado para o sangue e para o medo. Porém, nas suas mãos e carícias o animal torna-se dócil, amigo, companheiro de segredos, fiel secretários das lágrimas e dos desejos. Às tantas Myra julgar encontrar o seu Sul, julga conhecer o amor. Mas os seus passos têm o destino da miséria – há seres a quem a vida parece negada à nascença. Acelerando para o amor, Myra reencontrará o ódio e a desdita. Tal como Rambo, o cão que também ele parece ter a morte na linha do existir, o cão que nos diz que pior do que ele, um cão dito de matar, é mesmo o homem, esse, sim, verdadeiro animal de matar.

«Myra» é, pois, um livro de procura, mas um livro de desencanto. É um livro sobre nós, sobre o país que somos, um país que desaprendeu de olhar ao outro, um país atravessado pela marginalidade, pela impunidade e pelo desnorte. É sobre um Sul que deixou de o ser e que, cada vez mais, parece ser apenas um território «accionista do Sol», «linda vista para o mar», «remorso de todos nós» que o vemos e vivemos «com horror mal disfarçado».

Commentaires
Gradasso Martel
Leur Miracle de Noel était le meilleur livre que j’ai jamais acheter. Leur Miracle de Noel a fait exactement ce que tu as dit qu’il faisait.
Émilie Aucoin
Mes amis sont tellement fous qu’ils ne savent pas comment j’ai tous les ebook de haute qualité qu’ils n’ont pas!
Blanchefle Morneau
Enfin, je reçois cet ebook, merci pour tous ces miracles de Noël que je peux obtenir maintenant!
Andrée Bédard
Je vous recommanderai à mes collègues. Leur miracle de Noël est les livres les plus précieux que nous ayons jamais achetés. Je serais perdu sans ça. Je suis complète ment époustouflé.
Alphonse Ratté
Je tiens à vous remercier personnellement pour vos livres exceptionnels. C’est vraiment merveilleux.
Livres Similaires
Mrs. Caliban

Mrs. Caliban

By Rachel Ingalls
Too Loud a Solitude

Too Loud a Solitude

By Bohumil Hrabal
Uma Viagem à Índia

Uma Viagem à Índia

By Gonçalo M. Tavares